História

A 1ª Região Tradicionalista do MTG-PR foi fundada no dia 07 de março de 1982, proveniente dos debates do 1º Encontro de Patrões e Entidades Afins do Estado do Paraná, evento que pode ser citado como um dos capítulos mais importantes na história do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná.
O 1ª Encontro de Patrões, realizado no CTG Vinte de Setembro, na cidade de Curitiba, reuniu integrantes de 14 CTGs do estado, bem como os senhores Carlos Meira Martins, na qualidade de ex-presidente e Sidney Mendes de Araújo, presidente recém-eleito do MTG-PR.
Sua convocação foi realizada por meio de Ofício Circular, datado de 5 de fevereiro de 1982, expedido pelo tradicionalista Mario de Castro (coordenador geral do evento) e assinado conjuntamente por três patrões de CTGs da região de Curitiba: Zeferino Pedro Vanssan Picolotto, patrão do CTG Vinte de Setembro; Braz Alves, patrão do CPT General Carneiro e Dinarte de Almeida Garrét, patrão do CTG São Luiz de Purunã.
Nesta ocasião, Sidney Mendes de Araújo, patrão executivo do MTG-PR, mencionou que já tinha elaborado um estudo para a divisão do estado em regiões tradicionalistas, como uma alternativa para promover a união do tradicionalismo paranaense, o fortalecimento do MTG-PR, e possibilitar a expansão da sua atuação nas diversas localidades do estado. Em tempo, sugeriu a proposta da criação da Região Tradicionalista de Curitiba ainda durante o evento e a eleição do seu primeiro Coordenador.
Proposta aprovada, nesta mesma ocasião efetivou-se a criação da 1ª Região Tradicionalista, denominada “Região Metropolitana”, com jurisdição restrita na época aos municípios de Curitiba e região metropolitana, e eleição do seu primeiro Coordenador, tarefa esta que coube ao tradicionalista Mario de Castro, eleito por maioria dos votos pelos CTGs da região presentes no evento.

Extrato da pesquisa realizada por Kételi Winzenffat – 1ª Prenda Veterana da 1ª RT/MTG-PR (2019-2021)